Quer ser analista de suporte de redes? Vem com a gente! - Eibneti

Quer ser analista de suporte de redes? Vem com a gente!

Talvez ao realizar a primeira conexão em redes de computadores, lá no ano de 1965, os cientistas Lawrence Roberts e Thomas Merril não imaginavam a dimensão de sua criação. A primeira experiência de redes interligadas, feita pelos dois, por meio de uma conexão discada, uniu dois centros de pesquisa entre Massachusetts e na Califórnia, nos Estados Unidos.

Foi assim, modestamente e sem grandes pretensões, que nasceu a internet, e o seu desenvolvimento, proporcionado principalmente pela corrida espacial entre os Estados Unidos e a União Soviética, culminou no surgimento de várias profissões relacionados a redes de computadores, entre elas a de analista de suporte de redes. Para obter um reconhecimento nessa promissora área, há duas possibilidades: cursos superiores ou tecnólogos em suporte de redes, ou cursos de capacitação, como o Técnico em Redes, oferecido por uma das maiores escolas de tecnologia de Brasília, Eibneti.

O analista de suporte de redes, entre suas funções básicas precisa elaborar, desenvolver e manter em pleno funcionamento projetos para redes de computadores locais e de longa distância. Esses projetos podem ser tanto lógicos, configurando sistemas computacionais e definindo soluções de conectividade, quanto físicos, criando estruturas para gerenciar redes de computadores. Agora, vamos a tabela de salários?

 

  • Júnior – 2.100,00
  • Pleno – 3.000,00
  • Sênior – 4.500,00

 

Além da recompensa financeira, ter a oportunidade de atuar como analista de suporte de redes permite que você desenvolva várias habilidades, como a capacidade de liderança. Característica essa que, em longo prazo, pode te colocar em um cargo de administração, gerência ou supervisão, desde que os conhecimentos adquiridos se transformem em soluções criativas para problemas técnicos em redes ou conectividade.

Por ser uma área que evoluiu constantemente, exige-se do analista pretensão em aprender e estar sempre se aprimorando. Além disso, espera-se que eles tenham uma capacidade única de conciliar teoria e prática visto que, como já foi dito acima, os projetos – que podem ser de pequenas e grandes empresas – precisam ser desenvolvidos racionalmente, mas também postos em prática.  Além disso, o analista de suporte gerencia pessoas e relacionamentos, e, por isso, são necessários para manter a vitalidade de qualquer empresa, seja ela de grande ou pequeno porte.