Programador Trainee - Eibneti

Programador Trainee

“Terminei meu curso de programação e estou prestes a me formar”. Após concluir essa importante etapa profissional, a dúvida que permanece entre os programadores é – Como destacar o meu currículo e me situar como um profissional de referência no mercado? Além de fazer vários cursos que abriguem as diferentes áreas de conhecimento em TI, como os cursos de programação oferecidos pela escola de tecnologia Eibneti, participar de um programa de trainee na empresa que você sempre almejou trabalhar é, além de sonho, um upgrade que coloca qualquer currículo na potência máxima. Formando sua carreira, os programas de trainee são uma oportunidade única de adquirir experiência com grandes chances de contratação.

Conseguiu um diploma nunca é fácil, e a tarefa é ainda mais difícil quando se trata da área de TI. A internet já virou domínio público, e hoje, existem 1,9 bilhões de pessoas conectadas a rede mundial de computadores em todo o planeta. Isso significa que, além da concorrência que vem das salas de aula das faculdades, há inúmeros autônomos agindo por conta própria, fazendo análise de sistemas, desenvolvendo programas e softwares e oferecendo seus serviços de manutenção na rede.

Os programas de treinamento, porém, tem todo um diferencial – ele serve para formar quadros executivos nas grandes empresas. Não é algo amador ou incerto, se você está lá, é porque a instituição que o contratou confia plenamente no seu talento.

Tudo isso te deixou apreensivo? Relaxe… Se você conseguiu ser aprovado em um programa de treinamento, é porque tem capacidade e aptidão para programação. Agora, vamos a algumas dicas práticas para você, o mais novo trainee do mercado, se preparar para ocupar o novo cargo. Antes de começar no novo emprego, veja o que pode ser feito para que seu início de carreira seja dado com o pé direito.

 

  • Pesquise sobre a empresa – Você já fez isso antes de ir para a entrevista, certo? Mas, agora, é o momento de aprofundar os seus conhecimentos sobre a empresa, de maneira que os seus valores, missão e objetivos fiquem claros em sua mente. Dê aquela famosa pesquisada no Google em notícias, artigos e tudo que for relacionado a seu novo local de trabalho.
  • Trace metas – Depois de entender os objetivos da empresa, reflita sobre os seus objetivos. Quais serão os seus desafios e suas metas diárias? Trainees, muito mais do que em estágiários, devem ter uma postura extremamente focada.
  • Se for se mudar, conheça o novo habitat – Algumas programas de treinamento pedem que o estagiário mude de cidade, e, as vezes, até de estado. Por isso, antes de começar seu treinamento, conheça a nova região e desvende os melhores os melhores lugares para sair, comer, se divertir – porque não? – e fazer compras, incluindo as necessárias, de sustento básico.
  • Se relacione com ex-trainees – Nada melhor para entender como funciona um programa de treinamento do que perguntando como foi a experiência de quem já fez um.
  • Descanse – Por último, e não menos importante, esvazie a mente, mas de maneira produtiva. É possível? Claro! Veja filmes, leia alguns livros e assista suas séries de preferência. Fuja, nesse momento, de assuntos relacionados a sua área de atuação. Apenas descanse…

 

Feito isso, certamente você não será somente o mais novo trainee, mas, possivelmente, o mais novo diretor, analista ou gerente de programação do mercado de trabalho.