Gestão de Projetos ou navegamos sem mapa ? Como ? - Eibneti

Gestão de Projetos ou navegamos sem mapa ? Como ?

Muitos profissionais que gerenciam projetos na área de TI reclamam: Será que vou ter tempo de controlar todas as minhas atividades registradas num projeto através de uma ferramenta? Já ouviu isto?

Mas é verdade, são muitos os que dizem…isto …acreditem … Imagina um navegador sem a sua ferramenta, o astrolábio, imagina ?

Ou também alguns dizem : prefiro registrar numa planilha MS-Excel ou no bloco de notas ou Textedit, bem isto é alarmante!
Aprender e ter boas práticas de gerência começa na escola dos profissionais ou nas academias, obter bons resultados é consequência de uma boa gerência. Com todas as referências dos projetos controladas seja técnica ou não, é necessário registrar as atividades, classifica-las e assim extrair contextos do andamento das resoluções de cada problema do projeto. As visões tem de caminhar, andar juntas: a visão científica a e a comercial, para a tecnologia da informação ser melhor absorvida. Muitas  coisas nos preocupa no dia a dia dos projetos de TI e uma delas é a gerência estar ciente da importância do registro dos passos do projeto, compreendendo o andamento e criando um contexto profissional e não pessoal do projeto,  pois qualquer ferramenta de bom nível, conseguirá apoiar estaticamente ou dinamicamente, ferramentas de apoio a gestão de projetos como o MS – Project que apresenta controle de informações que podem estar baseadas em adequações seja em padrões do PMI(Project Management Institute) ou do IPA(Independent Project Analysis) ou até de algum método criado pela empresa. Assim o MS-Project apresentará uma boa perspectiva em agregarmos valor ao serviço executado e conter melhor gestão de riscos, cronograma, metas, recursos. As dificuldades são variadas num projeto de TI, com o perfil que vivemos hoje de ciclos não definidos de profissionais da área, orçamentos escassos, tecnologias em mudança, evolução, pois isto sem uma ferramenta como controlaremos? É um desafio ! Tendo um padrão de trabalho baseado em referências profissionais e acadêmicas, cruzando com a prática de gerentes de projetos que procuram a verdade de cada tarefa a ser executado, para em conjunto terem bons resultados, mitigar os assuntos, temas do projeto e isto contendo dentro de uma ferramenta automatizada que dispara resumos, gráficos com certeza minimizará maus entendimentos e decisões.
Pensamos como um bom navegador sem mapa sobreviveria no mar ?

E o caso de um gerente de projeto, um líder técnico, um gestor sem uma ferramenta de apoio, auxílio de registro não é !? Imagina gerentes sem base de direção de suas decisões, e onde está a base ? As buscas contínuas em sabermos os pontos de erro, tentarmos estar preventivos aos problemas sem um mapa do projeto, sem uma ferramenta,  estar  sem um guia e sem uma ferramenta guia do projeto, com certeza não teremos bons resultados.

Ferramentas atuais de apoio de gestão de projetos em TI, que indico conhecer e usar, para não ficarem a “deriva” :

Microsoft Project

 

Texto elaborado por André Duque, nosso instrutor de MsProject e Gerência de Projetos

14 anos de experiência em desenvolvimento, suporte e gerência de projetos de TI
Formado em Matemática, mestre em sistemas distribuídos, Arquiteto de Software
Certicado em SCJEA, SCJP, ITIL, UML Omg e PMI Associated
Membro internacional do Israel Association Software Architect
Membro da Associação internacional de Arquiteto de Software

Meu Twitter : @aamDuq

http://amiduque.blogspot.com.br/