Faculdade x cursos técnicos: qual a melhor escolha? - Eibneti

Faculdade x cursos técnicos: qual a melhor escolha?

O mercado está realmente aquecido, e é normal que o número de vagas oferecidas seja maior do que a de profissionais qualificados para preenchê-las. A lei da oferta e da procura está do lado dos profissionais de TI – isso se confirma por um dado revelado pela Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). Apenas em São Paulo, são 13.998 vagas para cada 10.174 recém formados em cursos de ensino superior no setor. Isso sem citar os cursos técnicos, feitos com o mesmo fim: desenvolvimento profissional.

Porém, quando se trata de emprego, é preciso fazer “tudo ao mesmo tempo agora”. Na mesma velocidade em que mais e mais cursos surgem para aperfeiçoar suas técnicas, novas tecnologias são lançadas e atualizações profissionais são necessárias. Reciclar conhecimento é essencial, sobretudo nesta área, em que a cada minuto aparece uma novidade. Se a sua dúvida é fazer uma faculdade  ou um curso técnico em TI, analise suas necessidades e coloque na balança seus objetivos.

 

Cursos técnicos

Os cursos técnicos tem cerca de 1000 horas de duração, e duram entre um ano e um ano e meio. São ótimos para quem deseja uma formação rápida e querem inserção imediata no mercado de trabalho. Além disso, oferecem um custo mais baixo, ideal para quem não tem condições de bancar as mensalidades de uma faculdade. Valem também para quem deseja ampliar os leques de conhecimento, conhecendo outras áreas sem demandar muito tempo nisso.

 

Faculdades

Um curso superior em TI tem cerca de 3000 horas de duração, durando entre três e quatro anos. Como o tempo é mais extenso, o conhecimento também é maior. E, claro, ter um diploma de nível superior valoriza qualquer currículo. Além dos cursos superiores tradicionais, existem também os tecnólogos, de menor duração (de dois anos), com a mesma função.