Princípios do Design Gráfico

Princípios do Design Gráfico

Princípios do Design Gráfico – 01 PROXIMIDADE

Vejamos um importante princípio do design gráfico, mas antes vamos relembrar o conceito: Design Gráfico é o processo de comunicar visualmente utilizando imagens e textos para apresentar informação. Utiliza de habilidades de desenho, estética, tipografia, artes visuais e diagramação. É um processo técnico e criativo para comunicar ideias, mensagens e conceitos.

O Design Gráfico apesar de trabalhar com a criatividade segue princípios importantes para a composição de materiais e peças publicitárias de alto nível profissional e que prima por alcançar os objetivos para os quais foram criados.

Os Princípios do Design Gráfico são usados para melhor comunicar uma mensagem. A forma como são utilizados determina a estrutura do trabalho afetando a clareza da mensagem que se deseja comunicar.

Vamos ver agora baseado nas aulas do Professor Tiago Santana alguns dos Princípios do Design. E posso garantir que alguns exemplos que chegam a ser cômicos, mas ajudam bastante a fixar a ideia dos princípios ensinados.

Princípio 01: PROXIMIDADE

O princípio da proximidade basicamente diz que quando vários itens estão próximos entre si, formam uma unidade visual única, coesa, e não mais parecerão distintos. E mais: esta relação que forma o “um” sugere que estes elementos são relacionados, de alguma maneira.

Observe:

Elementos-do-Design-Grafico01principios-bsicos-design4

O  Propósito básico da proximidade é ORGANIZAR. O simples agrupamento de elementos relacionados em proximidade cria uma organização.

Sem-Título-1

REGRAS DE  PROXIMIDADE:

Itens relacionados entre si devem ser agrupados. Quando vários itens estão próximos tornam-se uma unidade visual e não várias unidades individualizadas.  Ajuda a organizar as informações e reduz a desordem.

DICAS SOBRE PROXIMIDADE

1. Analise quantos e quais são os elementos visuais da sua página/peça.

2. Veja quais podem ser agrupados num mesmo elemento, para que se tornem uma unidade visual

3. Evite muitos elementos separados em uma página

4. Não coloque os itens somente nos cantos ou no meio da página.

5. Não relacione elementos que não devem ser agrupados.

Perceba:

bolinhasquadradocolunas

Exemplos:

exemplo4

exemplo5 principios-exemplo2

 

Aprenda muito mais no nosso curso de Design Gráfico: http://eibneti.com.br/cursos-eibneti/design-grafico/

Desenvolva artes gráficas e web de forma criativa e profissional: www.eibneti.com.br