Procuram-se programadores de mainframe: - Eibneti

Procuram-se programadores de mainframe:

Especialistas em Cobol vão se aposentar e empresas buscam alternativas para atrair novos talentos.

Saiba como a escassez de  profissionais com qualificação em programação Cobol, tem gerado preocupação para as empresas e uma grande oportunidade para novos profissionais.

Dominantes no mundo corporativo, os maiframes  são ainda hoje a realidade das empresas de grande porte  que movimentam uma parcela significativa da economia mundial. São amplamente utilizados em empresas de serviços financeiros, bancários e seguradoras, com seus altos volumes e necessidade de processamento de informações, além de já serem utilizados para a computação em nuvem.
Ou seja, o que explica a permanência do maiframe frente aos modernos computadores de pequeno porte é justamente a sua capacidade de desempenho no processamento de altos volumes de transações, segurança e vitualização.
Esses equipamentos requerem mão de obra qualificada e esta atualmente se encontra cada vez mais escassa. A grande preocupação das empresas se dá pelo fato de que nos próximos anos boa parte dos programadores em Cobol, linguagem utilizada para  maiframe, devem se aposentar e desta forma torna-se mais severa a falta de profissionais capacitados.
Com a  previsão e temor quanto à escassez de profissionais habilitados para esse setor, desenvolver competências na gestão e manutenção de computadores de grande porte que rodam tantas aplicações críticas, gerou um nicho de mercado, onde aqueles que buscarem capacitação em linguagens de programação voltadas ao maiframe como o Cobol, estarão à frente dentre as oportunidades de mercado.
Conhecimento e habilidade em programação são fundamentais para operar o maiframe e mantê-los funcionando de forma eficiente.  Como resultado dessa equação entre programadores Cobol que estão se aposentando e o pouco número de novos programadores nesta linguagem é que aqueles que se preparam para trabalhar hoje com essa tecnologia recebem maiores salários do que os que atuam com outras plataformas.

Leia na íntegra reportagem feita pela ComputerWord e veja como a escassez de  profissionais com habilidades em programação Cobol, tem gerado preocupação para as empresas e uma grande oportunidade para novos profissionais.
A reportagem é de 2011, mas retrata plenamente a situação em que se encontra o mercado para programadores maiframe.
http://computerworld.uol.com.br/carreira/2011/12/06/procuram-se-programadores-de-mainframe/