como usar o outlook

Como usar o Outlook - Dicas e Truques

Outlook – 60 Dicas úteis

Segue 60 dicas rápidas que você mesmo pode implementar no seu Outlook. Se você colocar em prática 20%, você será 5 min. mais rápido por dia… faça os cálculos e veja o quanto economizará em 1 mês de trabalho.

 

E-mail Básico

Como usar o Outlook – Dicas e Truques do Outlook

1. Painel de Navegação – As pastas do Outlook e o Painel de Navegação ficam à esquerda. Clique e arraste a barra divisora horizontal para ajustar os botões visíveis.

1. Para encontrar Endereços – Clique em Para:, Avançado, Localizar (Advanced, Find), para fazer a busca por um campo, diversos campos com um nome inteiro ou apenas parte. Também é possível fazer a busca diretamente na linha Para: usando o Enter.

1. Vários Endereços – Digite vários endereços separando-os por ponto e vírgula;

2. Preenchimento de nome – CTRL-K para preencher rapidamente um nome.

3. Propriedades do nome – Clique duas vezes sobre o nome para acessar suas propriedades. Clique na guia Organização para ver o gestor.

4. Anexos – Inserir/Arquivo (Insert/File) – escolha os arquivos e anexe-os, escolha o menu lateral do botão inserir (Insert) para inserir como um texto no corpo da mensagem. Ou então use o ícone do clipe/anexar arquivo na barra de ferramentas.

5. Várias Assinaturas para suas várias funções (Multiple Signature Blocks) – Configurar emFerramentas / Opções / Formato de E-mail / Assinaturas (Tools/Options/Mail
Format/Signatures). Podem ser copiadas assinaturas existentes no Word & E-mail. Se você está usando o Word como seu editor de e-mail, basta clicar com o botão direito do mouse em qualquer lugar da assinatura e escolher outra assinatura no menu que aparece. Todas as assinaturas que você criou e armazenou serão exibidas no menu.

1. Sinalização para acompanhamento (Follow-up flags)– Aplique às mensagens, informando 3 semanas, 2 meses, etc. para configurar a data e a hora do lembrete. Use a opção Agora para sinalizador instantâneo

2. Rastreamento de Mensagens e Opções de Entrega (Message Tracking & Delivery Options) – As opções na barra de ferramentas da mensagem, configuram a Prioridade, Solicitação de confirmação de entrega, Solicitação de confirmação de leitura, Não entregar antes de, Vencimento após data/horário (Importance, Delivery Receipt and Read Receipt, Do not deliver before, Do not deliver after date/time).

3. Notificação de e-mail – Ferramentas/ Opções/ Preferências/ Opções de e-mail/ Opções de e-mail avançadas/Configuração de Alerta da Área de Trabalho… (Tools/Options/Preferences/ E-mail Options/ Advanced E-mail Options/ Desktop Alert Settings) permite configurar diferentes opções de alertas de novos e-mails. Desabilitado quando PPT é mostrado.

4. Verificador Ortográfico (Spell Check) – É automático com o envio, e como o editor de e-mail padrão é o Word, você pode tirar proveito de alguns recursos. Ferramentas/Opções/Ortografia(Tools/Options/Spelling) para configurar opções.

5. Painel de Leitura – Exibir /Painel de Leitura/ Direita (View/Reading Pane/ Right). Exibe 30% mais informação na tela com maior facilidade de leitura no sentido vertical.

6. Opções de Agrupamento – Exibir/Organizar por/Mostrar em Grupos (View/Arrange By/Show in Groups) para agrupar e-mails. Data, Conversação, Tamanho, De (Date, Conversation, Size, From) e outras categorias. Exibir/Expandir/ Reduzir Grupos (View/ Expand/ Collapse Groups) para ver mais ou menos.

7. Responder e Encaminhar mensagens – Responder/Responder a todos/Encaminhar (Reply/Reply To All/Forward) – usar responder a todos com cuidado! Mensagens encaminhadas incluem anexos; as respostas não incluem os anexos.

8. Anexos, abrir e salvar – Clique com o botão direito no anexo e Salvar como (Save As), ouArquivo/Salvar/Anexos (File/Save Attachments) para salvar diversos anexos de uma só vez. Ou então Arraste e solte os anexos para a área de trabalho.

9. Criação de Pastas – Clique com o botão direito na lista de pastas, Nova Pasta (New Folder) para criar pastas. Clique com o botão direito sobre o item, escolha “mover para pasta” para inserir na pasta. É possível arrastar e soltar diretamente, Editar/Mover para Pasta (Edit/Move to Folder) mantém na memória a última movimentação, o comando Mover para Pasta (Move to Folder) na barra de ferramentas lista os últimos 10 locais. Arrastar e soltar na árvore de pastas para abrir a pasta e expandir as sub-pastas, mesmo quando fechada.

10. Pastas Favoritas – Acrescente as pastas usadas com freqüência a uma lista de Favoritos. Arraste e solte uma das Pastas de E-mail (Mail Folders) para a área Pastas Favoritas. Arraste e solte para reposicionar em favoritos. Clique com o botão direito para remover.

Calendário Básico

1. Colorir Compromissos – Aplicar etiquetas coloridas clicando com o botão direito do mouse sobre o compromisso, Rótulo (Label), e escolhendo uma dentre 10 cores pré-definidas. SelecioneEditar rótulos para mudar nomes. Também é possível selecionar Rótulo (Label) na caixa de diálogo de um Compromisso (Appointment).

2. Marcar Compromisso – Selecione e digite o novo compromisso diretamente na grade de calendário ou use o botão Novo da Barra de tarefas e clique em Compromisso (Toolbar New Appointment). Escolha Data, Hora de início e término e Lembrete. Digite o texto e anexos na janela de texto. Há opção para marcar como Particular no canto inferior direito.

3. Mudar e Mover Compromissos– Arraste o início ou o final para ajustar, Arrastar à esquerda para mover, soltar sobre outra data. Arrastar e soltar segurando a tecla CTRL para fazer uma cópia do compromisso.

4. Janela de Lembretes (Reminder) – Todos os lembretes são listados em uma única caixa de diálogo. Exibir/Janela de lembretes (View /Reminders Window) para visualizar pop-ups na data marcada. Descartar (Dismiss) individualmente ou Descartar tudo (Dismiss All). Shift+Click para selecionar diversos lembretes e colocar todos no modo Adiar (Snooze).

5. Exibir diversas datas no calendário – CTRL+ Data no calendário = datas descontínuas.

6. Atalhos de Teclado para diversos dias – Alt-1, exibe só 1 dia , Alt-7, exibe de 7 até 10 dias.

7. Marcar Compromisso em Grupo – Selecionar na Barra de ferramentas Novo/Compromisso/ Para(New/Meeting Request – To) para escolher participantes obrigatórios e opcionais, opção de reunião on-line no meio para NetMeeting e conferência. Guia de agenda mostra horários livres/ocupados de participantes, passe o mouse sobre barras livre/ocupado para ver detalhes de compromissos, clique para abrir compromisso. Detalhes de agendas de outros usuários só ficam disponíveis se houver permissão. Preencher detalhes compromisso e enviar

8. Aceitar compromisso – Aceitar, provisório ou recusar, também Exibir calendário para decidir, responder para Organizador, acompanhamento das respostas.

9. Proposta de Novo Horário – Visualiza horas livres/ocupadas de outros participantes e propõe novo horário para o organizador. Ao aceitar, o organizador automaticamente notifica todos os participantes. Economiza várias etapas no reagendamento de reuniões.

Contatos

1. Como encontrar contatos – Encontrar rapidamente na barra de ferramentas – Clique qualquer parte de um nome em Digite um contato (“Type a contact to find”), tecle Enter para realizar a busca. As buscas anteriores ficam listadas no menu suspenso.

2. Fotos em Contatos – Clique no botão Adicionar Imagem de Contato para acrescentar uma foto. Clique com o botão direito para remover.

3. Sinalizadores de Acompanhamento – Sinalize contatos para acompanhamento, contatos passados aparecem em vermelho, caixa de informação indica cumprimento do que foi sinalizado.

4. Ações de contato – Ações: envia cartas do Word, faz chamadas, envia e-mail, mapeia endereço na Web.

5. Exportação de Contatos – Exporte para o Access ou qualquer outro arquivo de dados comArquivo/Importar e Exportar/Exportar para Arquivo (File/Import and Export/Export to a File) Access (ou outro formato) selecione pasta de Contatos, nome do arquivo e Finalizar (Finish). Selecione os campos a exportar nos Campos personalizados de mapeamento (Map Custom Fields).

E-mail Avançado

1. Organize caixa de entrada (Inbox) com cores – Ferramentas / Organizar / Usando Cores (Tools / Organize / Using Colors), use cores para os cabeçalhos das mensagens de acordo com o remetente ou para aquelas enviadas diretamente a você.

2. Sinalizadores – Acrescente seis sinalizadores coloridos às mensagens para lembrar de fazer follow-up. Clique com o botão direito na área do sinalizador para escolher. Organize a caixa de entrada por cor de sinalizador ou escolha buscar arquivo de Acompanhamento (Follow-Up) para ver e-mails sinalizados.

3. Marca Inteligentes (Smart Tag) de Nomes de Pessoas – Lista ícone com status das pessoas on-line. A Marca Inteligente selecionada aparece quando se aponta para um nome na linha de ações, incluindo envio de mensagens instantâneas, acrescentar contato, abrir contato, marcar reunião e ligar para o contato.

4. Criar Atalho de Regra – Clique sobre um e-mail com o botão direito do mouse e selecione Criar Regra (Create Rule) para abrir caixa de diálogo de regras simplificadas com critérios básicos como De/Para/Assunto (From/To/Subject) e ações como Exibir Alerta, Tocar Som ou Mover para Pasta (Display Alert, Play a Sound ou Move to Folder).

5. Assistente de regras – Ferramentas / Regras e Alertas/Regras de E-mail/ Nova Regra. Criar regras a partir de um modelo ou seguir os passos do assistente – Personalize todos os tipos de condições para mover, excluir, encaminhar itens baseado em diversos fatores, incluindo os campos de, conteúdo e assunto. Muito poderoso. Teste regras complexas com cuidado. Envia também alertas sobre mudanças em itens em Servidor SharePoint.

6. Aviso de Ausência Temporária – No menu Ferramentas, clique em Assistente de aviso de ausência temporária. (Tools/Out Of Office Assistant); notifica remetentes que você está de férias e tem outras regras opcionais.

7. Acesso do Outlook via Web – Permite acesso ao Outlook através da Web quando não estiver usando seu computador ou não estiver em sua localidade. Pode ser de algum escritório da sua empresa ou quando estiver fora da empresa. Permite uso de recursos que incluem arrastar e soltar, calendário, contatos, tarefas e verificador ortográfico.

8. Encontrar – Tecla F3 ou Barra de ferramentas/Procurar (Toolbar/Find), digite a palavra a buscar, clique em Pesquisar em (Search In) para definir onde encontrar, e Localizar agora (Find Now) para realizar a busca. Está pré-definido que a busca é executada no campo Assunto e no corpo da mensagem.

9. Buscar Pastas – Criar um arquivo dinâmico virtual com conteúdo que corresponda aos critérios de busca. Arquivo/Novo/Pasta de Pesquisa (File/ New/ Search Folder) para configurar critérios. A pasta se atualiza à medida que novas mensagens correspondam aos critérios.

10. Salvar Buscas como Pasta – F3 ativa a barra de ferramentas Procurar. Salvar os resultados de buscas, selecionando Opções/Salvar como Arquivo de Busca (Options/ Save as Search Folder) na barra de ferramentas.

11. Encaminhamento de Diversos E-mails – na Caixa de Entrada (Inbox), selecione várias mensagens e encaminhe (Forward) para enviá-las como anexos a uma nova mensagem.

12. Listas de grupo /listas de distribuição – crie listas pessoais de distribuição clicando no íconeCatálogo de endereços, em seguida em Nova entrada/Nova lista de distribuição (Toolbar/ Address Book – Toolbar/ New Entry /New Distribution List). Acrescente quem quiser à lista. Ela ficará salva em sua lista local de Contatos e é apenas para o usuário atual, não global.

13. Outlook Hoje – No topo da caixa de E-mail na árvore de pastas selecione Outlook hoje (Outlook Today). Visualização resumida de Calendário, Tarefas e Mensagens, Personalizar o Outlook Hoje e algumas configurações.

Prática de e-mails seguros

1. Filtragem de Correio Indesejável –– Ferramentas/ Opções/ Preferências/ Lixo Eletrônico (Tools/ Options/ Preferences/ Junk E-mail) para configurar opções. A Tecnologia SmartScreen filtra automaticamente o Lixo Eletrônico e envia para a pasta Lixo Eletrônico. Selecione o nível de filtragem e crie listas de Remetentes Confiáveis (White list) e Remetentes Bloqueados (black list).

2. Bloqueio de Imagem de Spam – Controla automaticamente o download de ilustrações de e-mail em HTML. Este recurso impede que seu endereço seja passado para outros spammers.Ferramentas / Opções/ Segurança/ Alterar Configurações de Download Automático (Tools/ Options/ Security/ Change Automatic Download Settings).

Calendário Avançado

1. Formatação Automática de Cores de Compromissos – Aplicar cores automaticamente com base em palavras-chave. Editar / Formatação automática / Adicionar (Edit / Automatic Formatting / Add) para criar uma regra de formatação, condição para configurar critérios. A ordem das regras determina a prioridade de formatação aplicada.

2. Compromissos recorrentes – Novos compromissos, botão Recorrência na barra de ferramentas (New Appts., Recurrence). Escolha um padrão e uma data final.

3. Calendários lado a lado – Visualize outros calendários abrindo aqueles que você está autorizado a visualizar. No Painel de navegação, selecione se estiver listado ou Abrir um Calendário Compartilhado (Open A Shared Calendar). Selecione calendários com uma opção e liste lado a lado.

4. Como compartilhar o calendário – Para dar permissão, selecione Compartilhar meu calendário(Share My Calendar ) no painel de navegação do calendário. Em permissões, acrescente usuários de confiança e configure.

5. Padrão de lembretes e como mudar – Ferramentas / Opções / Preferências / Calendário(Tools/Options/Preferences/Calendar). O padrão é 15 de minutos.

6. Diversos fusos horários – Veja dois fusos simultaneamente, configure Ferramentas / Opções / Preferências / Opções de Calendário / Fusos (Tools / Options / Preferences / Calendar Options / Time Zone) ou clique com o botão direito do mouse no calendário acima da barra de horas à esquerda e escolha Mudar fuso horário (Change Time Zone).

7. Como acrescentar feriados ao calendário – Ferramentas / Opções / Preferências / Opções de Calendário / Adicionar feriados (Tools / Options / Preferences / Calendar Options /Add Holidays).

Outros recursos interessantes

1. Limpar Caixa de Correio – Uma única ferramenta que realiza quatro tarefas importantes de limpeza. Ferramentas/Limpar Caixa de Correio para

1) Exibir Tamanho da Caixa de Correio
2) Localizar itens antigos e grandes
3) AutoArquivar itens antigos e
4) Esvaziar itens excluídos (e Exibir Tamanho de Itens Excluídos).

2. Backups – Salvar para PST – Arquivo / Importar e exportar / Exportar para um arquivo (File / Import e Export / Export) /Avançar / Arquivo de pasta particular (.pst) (File/ Personal Folder),Avançar, selecione a pasta e salve. É preciso ter o Outlook para abrir novamente. Pode ser compactado e protegido por senha.

3. Backups – salvar no Word doc ou HTML- selecione a mensagem a salvar, Arquivo / Salvar Como/ salvar como HTML ou texto (File / Save As / save as HTML ou text). Texto HTML pode ser lido por qualquer navegador, txt por qualquer editor de texto. Converta HTML para formato Word a partir do IE.

4. Notes – Notas de lembrete em cinco cores da moda: melhor dentro do PC que colado no PC. Arraste e solte a nota no botão correio na barra de navegação para enviar e-mail com informações anexas.

5. Voltar mensagem lida para não lida – clique com o botão direito do mouse na caixa de entrada e escolha Marcar como não lida (Mark as Unread).

6. Configurações de opções – Ferramentas / Opções (Tools/Options) – Dê uma olhada em todas as opções. Configure pasta de início em Ferramentas /Opções / Outras opções avançadas/Configurações gerais (Tools / Options / Other / Advanced Options /General Settings).

7. Como usar o Help on-line – No canto superior direito, digite sua pergunta ou uma palavra-chave e tecle Enter.

Até a próxima!

Estas e outras dicas podem ser encontradas no site do Consultor Marco Aurélio, autor deste post. https://marcoaureliocandido.com/

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